A proposta metodológica empregada no atlas segue alguns princípios que são facilitadores |
no processo de abstração dos conhecimentos espaciais, nos estudos em sala de aula, a saber: - O uso da Cartografia como uma linguagem de representação; - Tornar o espaço de vivência do aluno – neste caso, o município de Cáceres – objeto de investigação e análise geográfica, preparando o aluno para a leitura, interpretação e representação do espaço onde ele mora. Já a seqüência dos conteúdos e das atividades do atlas seguem uma lógica simples: - Quanto a escala cartográfica e de investigação – inicia explorando o espaço local e avança para escalas cartográficas cada vez menores – o lugar, a paisagem, a região, o território e o espaço macro. - Quanto ao conteúdo – inicia com conhecimentos e habilidades na simbolização de informações espaciais qualitativas e posteriormente, avança para representações mais complexas – quantitativas, dinâmicas e ordenadas. As atividades estão organizadas em dois grupos: atividades com uso de pranchas e atividades com uso de imagens. Sua utilização, em sala de aula, deverá ser feita a partir de impressão dos arquivos PDF (temas), em papel A4. O usuário tem total liberdade para imprimir apenas o tema ou temas de seu interesse. |