Análise da qualidade ambiental: insetos como bioindicadores.

Responsável: Dra. Helena Soares Ramos Cabette

Colaborador: Dr. Frederico Falcão Salles, Dra. Joana Darc Batista (UFV), Dr. Leandro Juen (UFG).

Este sub-projeto avaliará a riqueza, abundância e composição e guildas tróficas de quatro ordens de insetos aquáticos associados ao Córrego Bacaba, e relacionará estes componentes da estrutura ecológica com as propriedades físico-químicas e a integridade da vegetação ciliar do córrego, tendo como base de análise as dimensões temporais (sazonalidade), longitudinais do curso do Córrego e laterais na mata ciliar.

Assim, os objetivos deste sub-projeto são:

Estabelecer vínculo das espécies mais significantes com áreas e ocorrência. Produto: lista de espécies, solução taxonômica da relação imaturos/adultos, descrição de espécies novas para a ciência, indicativos de situação de endemismo ou aparentemente endêmicas (espécies pouco estudadas que só foram coletadas na região).

Verificar a distribuição, estrutura e composição com base nas categorias funcionais alimentares das larvas de insetos aquáticos ao longo de oito anos. Produto: prover informações fundamentais sobre nicho e historia natural dos insetos (testando a Teoria do Nicho) e do distúrbio intermediário, com base em alterações naturais típicas de riachos de cerrado.

Estabelecer, temporal e longitudinalmente a abundância, riqueza e composição de espécies de insetos de quatro ordens (Odonata, Hemiptera, Trichoptera e Ephemeroptera). Produto: estabelecer padrões aplicáveis a outras situações sobre sazonalidade, ciclos voltínicos e substituição de fauna longitudinalmente, permitindo inferências futuras para outros córregos de Cerrado.

Estabelecer relação desses componentes ecológicos com parâmetros físico-químicos do Córrego. Produto: determinar quais parâmetros são significantes para a abundância, riqueza e composição da entomofauna, identificando os mais significantes para estudos ecológicos de organismos bentônicos em córregos de Cerrado.

Voltar