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Apresentação

Este atlas é fruto de investigações feitas durante a pesquisa de doutorado intitulada
“Modelagem e implementação de atlas geográficos municipais: Estudo de caso do município de Cáceres-MT. Tal pesquisa foi realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre, os anos de 2003 e 2007, sob orientação da Profa. Dra. Carla Bernadete Madureira Cruz. As propostas de atividades com uso de pranchas semi-prontas (bases cartográficas) e, também, de diferentes tipos de imagens, objetivam atender as escalas necessárias para o estudo do município de Cáceres, em sala de aula. O uso do modelo para o estudo de outro município ou área, em dimensões maiores ou menores, requer adaptações e, certamente, novas análises e interpretações, principalmente no que se refere às escalas cartográficas de representação. O atlas apresenta os conceitos e os princípios necessários para o ensino da Geografia a partir da linguagem gráfica, mais especificamente, da linguagem cartográfica. A operacionalização do atlas em sala de aula, pode se dar de diferentes formas, dependendo da criatividade e da habilidade do professor para ensinar e aprender. Por se tratar de um atlas de localidade, que busca explorar o espaço conhecido do aluno, nas propostas de atividades, é imprescindível que haja um confronto do discutido e produzido em sala de aula com a realidade – deve-se observar, analisar e validar tudo que foi produzido em classe, através de visitas a campo. O professor tem total liberdade para utilizar o material da forma que melhor atenda: as necessidades de seus alunos e seus objetivos. Nesse sentido, a reprodução, ampliação e modificação das atividades, são bem vindas, atentando somente para os conceitos e os princípios do ensino e aprendizagem da linguagem cartográfica – esses são únicos.