Tangará da Serra conta atualmente com 84.076 mil habitantes, e se apresenta como a principal cidade de sua microrregião, com cerca de 3% da população de Mato Grosso (MT). Desde a década de 90 a cidade tem crescido em termos populacionais a taxa de 20% em média a cada cinco anos.

Da população total de Tangará da Serra 90% reside na área urbana, o que representa 20.294 domicílios, com certo equilíbrio entre homens (45,36%) e mulheres (45,63%), extremamente jovens, dado que 36% de seus habitantes possuem menos de 19 anos e 70% menos de 40 anos.

Em termos de desenvolvimento a cidade apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da microrregião com 0,78 (23º do estado de MT), índice próximo do valor nacional que é de 0,76. Da população total de Tangará da Serra 48,41% dos trabalhadores possuem carteira assinada e 24,13% são empreendedores individuais, ou seja, trabalham por conta própria o que revela a iniciativa empreendedora do tangaraense.

De cada 100 famílias em Tangará da Serra, cerca de 69 residem em imóveis próprios e quitados, e em 49 domicílios não existe a figura do “chefe de família”, tanto o homem quanto a mulher contribuem com a renda e a tomada de decisão dentro do lar. Além disso Tangará da Serra é formada em sua maioria por famílias católicas (63,81%), mas neste município acolhedor convive-se e respeita-se diversas religiões e diferenças culturais.

Por ser cidade pólo também na área educacional 8,43% da população está cursando o ensino superior, e 4,87% dos moradores possuem nível superior (incluindo bacharéis, licenciados e tecnólogos). Todos os anos diversas pessoas migram para o município em busca da conquista de uma faculdade, este fator movimenta o comércio e os eventos locais, e explica em parte a população jovem que reside em Tangará da Serra.

Demografia

Sumário de subpáginas