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PLP^P`LhH..4N!,>4qC yuo@hP@UnknownGz Times New Roman5Symbol3& z Arial"1òƳòjӘf f !4SSG2QHX?!   FDocumento do Microsoft Word MSWordDocWord.Document.89q F4lDocumento do Microsoft WordG:\Obras Reeditadas\HISTRIA DA LITERATURA MATO-GROSSENSE PRONTO.docWordDocument4"SummaryInformation(!DocumentSummaryInformation8)Ole U@hbjbj4"Z    8P \  R*   R     c x ] k R/07,( ^cc, $  Renato Bez nasceu em Porto Murtinho, a 26 de janeiro de 1920. Radicou-se em Corumb. Tem publicado uma serie de livros sobre aquela cidade. Um prefeito de Corumb, em conversa comigo, disse-me que os livros de Renato eram Catlogos Telefnicos; entretanto, eu os acho utilssimos e vo ser grandemente procurados e consultados daqui alguns anos. Ento iro dar valor s suas obras, obras informativas de consultas. So elas: Nomes & Vultos, (ensaios histricos, 1963); Figuras & Fatos (1964); Cenas de Minha Terra (1965); Evocaes & Realidades (1965); Centenrio de Antnio Avelino do Amaral (1966); Futebol & Copas (1966). AS RVORES Cavalgando o solo abrupto em busca de firmeza, Onde possam crescer, florir, dar sombra amiga, Seguem firmes, meu Deus, as leis da natureza, Sem revolta, sem tdio e sem clamar fadiga! Entre os verdes ramais em que o amor se abriga Na comunho feliz do sonho e da beleza, No medra, como em ns, a trama, a vil intriga, A minar-lhes, de vez, os troncos e a nobreza! So todas bem irms!... E os galhos retorcidos, A caminho dos cus, sublimes, so erguidos, Em mudas oblaes s glorias do Senhor! No mundo vegetal, mais puro e mais perfeito, Traz cada uma um tronco, e dentro dele um peito, Se as rvores tm alma... e delas nasce a flor! Os livros interessantes de Renato Bez, so neste estilo: AERONUTICA Santa Maria foi o avio que primeiro sulcou os cus corumbaenses, s dez horas de 16 de maro de 1927, vindo da Itlia, na sua rota internacional, tendo como 1. piloto o marqus de Pinedo; como 2., Del Prete; e como mecnico, Zacchetti. O aparelho era um Savoia de dois motores Isotta, 500, e fez apenas uma evoluo, relativamente baixa, enquanto o povo, que aglomerava no porto e na avenida Candido Mariano (atualmente General Rondon), acenava com lenos aos bravos aeronautas, alimentando a esperana de ver o curioso aparelho aquarissar no rio Paraguai, mas o Santa Maria, prosseguiu sua viagem rumo a Cceres, neste Estado. A segunda aeronave a contemplar dos cus a Cidade Branca foi o Beni, do Loyd Areo Boliviano, em 27 de fevereiro de 1928, tripulado pelo piloto Hermann Schroth e mecnico Emilio Katznez. A visita do Beni constou apenas de algumas evolues sobre a cidade, deixando cair simptica saudao, impressa em papel de seda amarelo, verde e vermelho, cores nacionais da Bolvia. Em terceiro lugar, chegou at a Princesa do Paraguai, a 18 de agosto de 1928, s 17 horas, o LATE-26 da Latecore, que, em razo da deficincia do campo de pouso local, teve de aterrisar na vizinha cidade boliviana de Puerto Suarez, de onde seus tripulantes vieram noite para Corumb, em automvel, participar de um jantar no Hotel Venizelos, oferecido pela Prefeitura; pernoitaram nesta cidade, e regressaram, s primeiras horas do dia 19 para Puerto Suarez, de onde levantaram vo rumo a Assuno do Paraguai. Em quarto lugar, chegou a Corumb, s 9 horas do dia 28 de maro de 1929, o Havre Avion, tripulado pelos aviadores brasileiros Vasco Cinquini, antigo companheiro de Rebeiro de Barros na travessia do Atlntico, e Reinaldo Gonalves. O Havre Avion saiu a 26 de maro, de Santos, e fez a escala em Bauru, Trs Lagoas, onde pernoitou, prosseguindo, a 27, para Campo Grande, onde sofreu pequeno acidente na hlice e asa, reparado no mesmo dia. A 28 de maro, o Havre saiu de Campo Grande, s 5h20, chegando a Corumb, s 9 horas, aterrisando no pequeno campo de pouso local. Aps o almoo nesta cidade, Cinquini e Gonalves foram at Puerto Suarez, reabasteceram o seu avio, levantaram vo, ao meio dia, rumo a Cuiab, onde chegaram por volta das 17 horas, do mesmo dia. Foi esse o primeiro aparelho que pouso em Corumb. A 24 de setembro de 1930, a Cia. Sindicato Condor Ltda., inaugurou a primeira linha area comercial em Mato Grosso, entre Corumb e Cuiab. O trabalho do Sr. Renato Bez se nos afigura muito til, pelas informaes que contm.        ! * Q Z i s ~   @ L N Y PVgm \p*5 Z[]^`acdhjhoUho6CJaJhoCJaJho5CJ\aJhoCJOJQJ^JaJ ho6ho ho\5r s ~  7 8 g  I q r   @ $p^pa$gdo $p^pa$gdo $dha$gdo $dha$gdoZg@ L M =;>'z@tZ\]_`bcef$dh`a$gdo $dha$gdo $p^pa$gdop^pgdogdo $dha$gdofgh$dh`a$gdo21h:po. A!"#$% Oh+'0\    $ 0<DLTssssNormalorm2rmMicrosoft Word 10.0@`z%@2 " &Corumb, em conversa comigo, disseC2!2N2,2,N2,222,!(-2,2N1222'', 2 ? &-!J2 `* &me que os livros de Renato eram Catlogos N,223-22'22!2'22,2C,2,22,",N2C,,212'a2 a9 &Telefnicos; entretanto, eu os acho utilssimos e vo ser =,,!22,2'.,2!,,22.,2.2'.,,22.2''N2&-,.2,2.',!22 a`  & grandemente procurados e /1!,23,N,2,/2!2,2!,22'.-2 Y &consultados daqui alguns anos. Ento iro dar valor s suas obras, obras informativas de ,22'2,22'2,22,122',22'=2,2",22-!3,2!,('2,'23!,'23!,'3!2!N,2,'3--+2  &consultas. So elas: i,22'2,'38,23,,'3@Times New Roman- 2 s &Nomes & VultosC1H,'5K3=22'-82 5 &, (ensaios histricos, 1963); 3!,2',2(32'2!,2'32222!3-"2   &Figuras & Fatos=21'2'4K3=22'- 2   & -2 f &(1964); !2222!-+2 fD &Cenas de Minha Terra iC,22'2-S2228,''2-2 f &(1965); !2222!-,2 fC &Evocaes & Realidades=,3,2,2,( K>,2222,'- 2 f5  & 2 fS  &(1965); !2223!- 2 f  &Centenrio de C,2,22'22--12  &Antnio Avelino do Amaral6=2222=,,2222=H2'2-2 I  & (1966); o!2222!-"2  &Futebol & Copas=2,22KC322'-2 X & (1966).!2222! 2   & . 2  & -@Times New Roman-2 n  &AS RVORESH8HHHNHC8 2 n, & 6@Times New Roman- 2 # & -@Times New Roman-P2 . &Cavalgando o solo abrupto em busca de firmeza,7%)%)&)*** **%*)**%?*) %%*%?%%% 2   & &P2 . &Onde possam crescer, florir, dar sombra amiga,<)*%** &?%% %%*)% +?*%&?)% 2   & &O2 A- &Seguem firmes, meu Deus, as leis da natureza,,.%*)&?@% @%)<&* % % *%)%)%%% 2 A  & %.2  &Sem revolta, sem tdio ..&?%)*% &@%**)2  &e sem clamar fadiga!% &@%&?%%*)& 2 M  & & 2  & %P2 ` . &Entre os verdes ramais em que o amor se abriga3)%* )%*% &?% &?+)&*%?* %%*)% 2 `  & &F2 ' &Na comunho feliz do sonho e da beleza,<%%*@**)%*%%** *))*&*%*%%%% 2  & $R2 / &No medra, como em ns, a trama, a vil intriga,<%*?%*%%*?*&?)* %&?%%)))% 2  & %2  &A minar.;@)% 2  &-C2 % &lhes, de vez, os troncos e a nobreza!a)% *%)%%* *)&* %%)**%%% 2 d  & %R2 / &So todas bem irms!... 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Radicou-se em Corumb\'e1. Tem publicado uma serie de livros sobre aquela cidade. Um prefeito de Corumb\'e1, em conversa comigo, disse-me que os livros de Renato eram Cat\'e1logos Telef\'f4nicos; entretanto, eu os acho util\'ed ssimos e v\'e3o ser grandemente procurados e consultados daqui alguns anos. Ent\'e3o ir\'e3o dar valor \'e0s suas obras, obras informativas de consultas. S\'e3o elas: }{\i\insrsid16384514 Nomes & Vultos}{\insrsid16384514 , (ensaios hist\'f3ricos, 1963); } {\i\insrsid16384514 Figuras & Fatos}{\insrsid16384514 (1964); }{\i\insrsid16384514 Cenas de Minha Terra }{\insrsid16384514 (1965); }{\i\insrsid16384514 Evoca\'e7\'f5es & Realidades}{\insrsid16384514 (1965); }{\i\insrsid16384514 Centen\'e1rio de Ant\'f4 nio Avelino do Amaral}{\insrsid16384514 (1966); }{\i\insrsid16384514 Futebol & Copas}{\insrsid16384514 (1966). \par }\pard \qj \li0\ri0\sl360\slmult1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0\pararsid16384514 {\insrsid16384514 \par }\pard\plain \s1\qc \li0\ri0\sa60\sl360\slmult1\keepn\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\outlinelevel0\adjustright\rin0\lin0\itap0\pararsid16384514 \b\f1\fs32\lang1046\langfe1046\kerning32\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f0\fs24\insrsid16384514 AS \'c1 RVORES \par }\pard\plain \qc \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\b\fs20\insrsid16384514 \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 Cavalgando o solo abrupto em busca de firmeza, \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 Onde possam crescer, florir, dar sombra amiga, \par Seguem firmes, meu Deus, as leis da natureza, \par Sem revolta, sem t\'e9dio e sem clamar fadiga! \par \par Entre os verdes ramais em que o amor se abriga \par Na comunh\'e3o feliz do sonho e da beleza, \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 N\'e3o medra, como em n\'f3s, a trama, a vil intriga, \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 A minar-lhes, de vez, os troncos e a nobreza! \par S\'e3o todas bem irm\'e3s!... E os galhos retorcidos, \par A caminho dos c\'e9us, sublimes, s\'e3o erguidos, \par Em mudas obla\'e7\'f5es \'e0s glorias do Senhor! \par \par No mundo vegetal, mais puro e mais perfeito, \par Traz cada uma um tronco, e dentro dele \endash um peito, \par Se as \'e1rvores t\'eam alma... e delas \endash nasce a flor! \par }\pard \qj \li0\ri0\sl360\slmult1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0\pararsid16384514 {\insrsid16384514 \par }\pard \qj \li0\ri0\sl360\slmult1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0\pararsid16384514 {\insrsid16384514 \tab Os livros interessantes de Renato B\'e1ez, s\'e3o neste estilo: \par }\pard\plain \s1\qc \li0\ri0\sb240\sa60\sl360\slmult1\keepn\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\outlinelevel0\adjustright\rin0\lin0\itap0\pararsid16384514 \b\f1\fs32\lang1046\langfe1046\kerning32\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f0\fs24\insrsid16384514 AERON \'c1UTICA \par }\pard\plain \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0\pararsid16384514 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\insrsid16384514 \par }\pard\plain \s15\qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\insrsid16384514 \tab }{\i\fs20\insrsid16384514 Santa Maria}{\fs20\insrsid16384514 foi o avi\'e3o que primeiro sulcou os c\'e9us corumbaenses, \'e0s dez horas de 16 de mar\'e7o de 1927, vindo da It\'e1lia, na sua rota internacional, tendo como 1\'ba. piloto o marqu\'eas de Pinedo; como 2\'ba., Del Prete; e como mec\'e2nico, Zacchetti. \par }\pard\plain \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\fs20\insrsid16384514 \tab O aparelho era um }{\i\fs20\insrsid16384514 Savoia}{ \fs20\insrsid16384514 de dois motores }{\i\fs20\insrsid16384514 Isotta}{\fs20\insrsid16384514 , 500, e fez apenas uma evolu\'e7\'e3 o, relativamente baixa, enquanto o povo, que aglomerava no porto e na avenida Candido Mariano (atualmente General Rondon), acenava com len\'e7os aos bravos aeronautas, alimentando a esperan\'e7a de ver o curioso aparelho aquarissar no rio Paraguai, mas o }{\i\fs20\insrsid16384514 Santa Maria}{\fs20\insrsid16384514 , prosseguiu sua viagem rumo a C\'e1ceres, neste Estado. \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 \tab A segunda aeronave a contemplar dos c\'e9us a }{\i\fs20\insrsid16384514 Cidade Branca}{\fs20\insrsid16384514 foi o }{ \i\fs20\insrsid16384514 Beni}{\fs20\insrsid16384514 , do Loyd A\'e9reo Boliviano, em 27 de fevereiro de 1928, tripulado pelo piloto Hermann Schroth e mec\'e2nico Emilio Katznez. \par \tab A visita do }{\i\fs20\insrsid16384514 Beni}{\fs20\insrsid16384514 constou apenas de algumas evolu\'e7\'f5es sobre a cidade, deixando cair simp\'e1tica sauda\'e7\'e3o, impressa em papel de seda amarelo, verde e vermelho, cores nacionais da Bol\'ed via. \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 \tab Em terceiro lugar, chegou at\'e9 a }{\i\fs20\insrsid16384514 Princesa do Paraguai}{\fs20\insrsid16384514 , a 18 de agosto de 1928, \'e0s 17 horas, o }{\i\fs20\insrsid16384514 LATE-26}{\fs20\insrsid16384514 da Lateco\'e9re, que, em raz\'e3o da defici\'eancia do campo de pouso local, teve de aterrisar na vizinha cidade boliviana de Puerto Suare z, de onde seus tripulantes vieram \'e0 noite para Corumb\'e1, em autom\'f3vel, participar de um jantar no Hotel Venizelos, oferecido pela Prefeitura; pernoitaram nesta cidade, e regressaram, \'e0 s primeiras horas do dia 19 para Puerto Suarez, de onde levantaram v\'f4o rumo a Assun\'e7\'e3o do Paraguai. \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 \tab Em quarto lugar, chegou a Corumb\'e1, \'e0s 9 horas do dia 28 de mar\'e7o de 1929, o }{\i\fs20\insrsid16384514 Havre Avion} {\fs20\insrsid16384514 , tripulado pelos aviadores brasileiros Vasco Cinquini, antigo companheiro de Rebeiro de Barros na travessia do Atl\'e2ntico, e Reinaldo Gon\'e7alves. \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 \tab O }{\i\fs20\insrsid16384514 Havre Avion}{\fs20\insrsid16384514 saiu a 26 de mar\'e7 o, de Santos, e fez a escala em Bauru, Tr\'eas Lagoas, onde pernoitou, prosseguindo, a 27, para Campo Grande, onde sofreu pequeno acidente na h\'e9lice e asa, reparado no mesmo dia. A 28 de mar\'e7o, o }{\i\fs20\insrsid16384514 Havre}{ \fs20\insrsid16384514 saiu de Campo Grande, \'e0s 5h20, chegando a Corumb\'e1, \'e0s 9 horas, aterrisando no pequeno campo de pouso local. \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 \tab Ap\'f3s o almo\'e7o nesta cidade, Cinquini e Gon\'e7alves foram at\'e9 Puerto Suarez, reabasteceram o seu avi\'e3 o, levantaram v\'f4o, ao meio dia, rumo a Cuiab\'e1, onde chegaram por volta das 17 horas, do mesmo dia. \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 \tab Foi esse o primeiro aparelho que pouso em Corumb\'e1. \par }\pard \qj \li2160\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin2160\itap0\pararsid16384514 {\fs20\insrsid16384514 \tab A 24 de setembro de 1930, a Cia. Sindicato Condor Ltda., inaugurou a primeira linha a\'e9 rea comercial em Mato Grosso, entre Corumb\'e1 e Cuiab\'e1. \par }\pard \qj \li0\ri0\sl360\slmult1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0\pararsid16384514 {\insrsid16384514 \tab \par }\pard \qj \fi720\li0\ri0\sl360\slmult1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0\pararsid16384514 {\insrsid16384514 O trabalho do Sr. Renato B\'e1ez se nos afigura muito \'fatil, pelas informa\'e7\'f5es que cont\'e9m. \par }}