A relação sujeito objeto.
O processo de conhecimento, o discurso científico e ética na ciência.
Técnicas e instrumentos de levantamento e interpretação de dados.
A prática da pesquisa em geografia: campo e gabinete/laboratório.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 1998. 192p.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1995. 293p.
FABRINI, J. E. O sujeito e o objeto na geografia. Revista Espaço Plural. Ano VI - Nº 12 - 1º Semestre 2005. p.1- 6.
FURLAN, S. A. Projetos de estudo em biogeografia: uma abordagem significativa da construção de projetos. In: CATELLAR, S. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: GEOUSP/Contexto, 2007. p. 9 -19.
GEORGE, P. Os Métodos da Geografia. São Paulo: DIFEL, 1972.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. 136p.
HARVEY, D. A condição de pós-moderna. São Paulo: Loyola,1993.
LACOSTE, Y. A Geografia. Isso Serve em Primeiro Lugar, Para Fazer a Guerra. São Paulo: Papirus, 1988.
MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. 315p.
OLIVEIRA, C. G. M. O conceito de trabalho e A relação homem-natureza. Disponível em: www.filosofiavirtual.pro.br. Acesso em 11/11/2007. p. 6-10
OLIVEIRA, S. L. Escrevendo a Ciências. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 2001. p. 235-251.
PEREIRA. C. B.; RODRIGUES, J. C. Educação, pesquisa e cidadania: reflexões a partir da formação inicial docente. Revista GeoNotas, vol. 6, nº 1, Jan/Fev/Mar, 2002.
SANTOS, M. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1985.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Editora Hucitec, 1978.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1993.
SILVA, F. E. Aproximar sem reduzir: as derivas e a pesquisa de campo em geografia urbana. Revista GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 15, pp. 139-149, 2004. p. 140-149.
SOJA, E. Geografias Pós-Modernas. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
SUERTEGARY, D. M. A. Pesquisa de Campo em Geografia. Revista Geographia, ANO IV - Nº 7 - JAN-JUN 2002 - PUBLICAÇÃO ON-LINE EM DEZEMBRO DE 2004. http://www.uff.br/geographia/rev_07/dirce7.pdf. Acesso em: 10/11/2007.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995. 175p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Apresentação de relatórios técnico-científicos (NBR 10719:1989). Rio de Janeiro - RJ.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação (NBR 14724:2005). Rio de Janeiro - RJ.
CASTROGIOVANNI, A. C. et alli. Geografia em sala de aula: Práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, 1998. 185p.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas/SP: Editores associados, 1998. 129p.
DEMO, P. Desafios modernos da Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. 272p.
GONÇALVES, C. L. C. Estudo na universidade: uma introdução aos métodos e técnicas de trabalhos científicos. Pontifícia Universidade Católica da Campinas: Departamento de Psicologia Geral e do Desenvolvimento. Campinas/SP, 1996. 43p.