Untitled Document

Estágio Supervisionado em Geografia lII.........................180h/a.

Ementa

Análise dos pressupostos teóricos e epistemológicos que envolvem o conhecimento geográfico no ensino médio.
Alcance do domínio dos conteúdos e metodologias que envolvem o ensino da geografia no ensino médio.
Elaboração de Propostas Pedagógicas no ensino médio.
Análise, organização e utilização de recursos didáticos empregados nas práticas do ensino médio.
O exercício da prática docente em escolas de ensino médio.
Planejamento de regência.
Aulas simuladas.
Regência supervisionada.
Elaboração de Relatório Final de estágio e de Pesquisa.
Apresentação e debate dos resultados das atividades na escola-campo: mini-curso.

Bibliografia:

CASTROGIOVANNI, A C. et ali. Geografia em sala de aula: Práticas e Reflexões. Porto Alegre: AGB, 1998. 185p
CAVALCANTI, L. DE S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. São Paulo: Papirus, 1998. 192p.
DI PIERO, M.C. Educação de Jovens e Adultos no Brasil: questões face às Políticas Públicas Recentes. Brasília, 1992.
MENEGOLLA, M; SANT’ ANNA, I. M. Por que Planejar? Como Planejar?Currículo – Área – Aula. 5ª ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1997. 159p.
SALGADO, M.V.C. Funções Sociais do Ensino de 2º grau nas Condições Contemporâneas. São Paulo, 1989.

 











Departamento de Geografia
Campus Universtário "Jane Vanini"
Universidade do Estado de Mato Grosso- Unemat
Av. São João, s/n. Bairro Cavalhada. CEP 78200-000 Cáceres/MT- Brasil
Telefone: (65) 3221-0515
E-mail: geografia@caceres.unemat.br