Untitled Document
Didática do Ensino de Geografia l.....................................60 h/a
Ementa
Educação e ensino de Geografia.
Pressupostos da práxis pedagógica do ensino.
Evolução da Didática (de Comenius a Paulo Freire).
Projeto Político Pedagógico.
Processo Ensino-aprendizagem.
Parâmetros Curriculares Nacional (Ensino Fundamental) e discussão curricular.
Transposição Didática do conhecimento acadêmico à contextualização dos níveis de aprendizado.
Bibliografia:
ALMEIDA, R.D. & PASSINI, E. Y. O espaço geográfico; ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das letras, 1986.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Secretaria de educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Coleção magistério: formação do trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção do conhecimento. 2ª. ed. Campinas: Papirus.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 3ª ed. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS/AGB, 2001.
CADAU, V. M. (Org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1988.
FOUCHER, M. Lecionar a geografia, apesar de tudo. In: VESENTINI, J. W. (Org.). Ensino textos críticos. São Paulo: Difel, 1989.
LIBÂNEO, J. C. Didática Geral. São Paulo: Ed. Brasil.
GADOTTI, M. A. A escola cidadã. São Paulo: Contexto, 1990.
GUISTA, A. S. Concepções de aprendizagens e práticas pedagógicas. Educação em revista. Belo Horizonte, 1985.
GUIMARÃES, R. B. Metodologia de projetos: uma proposta para o ensino de geografia. Caderno prudentino de geografia. Presidente Prudente, 1991.
SAVIANI, D. Do senso comum à consciência filosófica. Petrópolis: Ed. Vozes.
VEIGA, I. A. Representando a didática. Petrópolis: Ed. Vozes.
VEIGA, I. P. de A. (Coord.). Repensando a didática. 9ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.