Histórico do Programa
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PGASP em nível de Mestrado Acadêmico, vinculado a sub-área de Meio Ambiente e Agrárias, teve suas atividades iniciadas em 2011, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no campus de Tangará da Serra. A questão que instigou a criação do programa foi a necessidade de associar o desenvolvimento agrícola à conservação do meio ambiente, considerando os impactos da agricultura e pecuária nos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, circunscritos nas bacias hidrográficas do Paraguai, Araguaia Tocantins e Amazônia, respectivamente.
As transformações dos espaços naturais em agroecossistemas no estado de Mato Grosso promoveram cenários contrastantes, havendo, desde sistemas de produção altamente tecnificados a aqueles de baixa tecnologia, ambos com diferentes níveis de impacto no ambiente. Assim, o desenvolvimento de atividades agrícolas e a mitigação dos seus impactos no ambiente mato-grossense constituem uma problemática contemporânea que requer a execução de pesquisas que subsidiem o planejamento estratégico, as tomadas de decisão e as políticas públicas.
Para propor alternativas para elucidação da problemática apresentada é imprescindível a qualificação de recursos humanos de forma distinta daquela que vem sendo praticada disciplinarmente. Ciente deste gargalo os pesquisadores da UNEMAT das diferentes áreas do conhecimento como Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Aplicadas oriundos dos diferentes campi da referida IES (Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Nova Mutum e Tangará da Serra), se organizaram e propuseram o programa em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP, vinculado a área interdisciplinar, decorrente da natureza hibrida e complexa da problemática, que requer a combinação de diferentes referenciais teóricos e instrumentos metodológicos em torno de um objetivo comum. |