Turismo e Lazer

Cidade hospitaleira, organizada e com muitos atrativos e infraestrutura para bem atender quem deseja conhecer suas belezas naturais, Tangará da Serra se firma como um dos pólos de turismo de negócios e de aventura em Mato Grosso.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo desempenhou papel fundamental neste processo ao cadastrar 40 empresas e profissionais do turismo tangaraense no sistema do Ministério do Turismo. Por meio desta ação ampliou-se o número de empresas formalizadas no município e possibilitou a divulgação das vantagens e oportunidades para os visitantes.

Atualmente, Tangará da Serra conta com 1.450 leitos, tendo mais de 82% de ocupação dos leitos disponíveis em 27 empreendimentos hoteleiros, organizando-se na estrutura e no segmento do turismo, ampliando a capacidade hoteleira, visando à atração de turistas de todo o Brasil.

No segmento de gastronomia, são 13 restaurantes que servem desde o mais típico prato mato-grossense aos gostos mais variados e regionais do país. A cidade possui também cerca de 31 comércios de lanchonetes e padarias, barzinhos, e franquias das mais populares do Brasil, tais como delícias do cerrado e Subway.

Para a total comodidade em termos de infraestrutura na locação de veículos a cidade dispõe de cinco locadoras, entre elas, a empresa nacionalmente reconhecida, localiza. São 5 agências de viagens que oferecem atendimentos aos turistas vindos dos mais diferentes pontos do país.

Em se tratando de comércio e exposição sofisticada de produtos, o município dispõe de galerias no centro da cidade e shopping center para compras. Dispõe também de entretenimento como boliche, cinema, casa de shows e outros para alegrar a noite tangaraense.

Entre as melhorias que geraram crescimento ao turismo de Tangará da Serra está a formação da primeira turma de guias pela Unidade de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), com 30 alunos do município em um curso que teve duração de 1 ano e 8 meses. Os guias possuem registro no Ministério do Turismo e a certificação do curso é homologada pelo Ministério da Educação.

Rios, cachoeiras, mirantes, trilhas. Tudo o que a natureza tem de mais belo te espera em Tangará da Serra em 22 pontos turísticos espalhados pela região. O rio Sepotuba, um dos mais formosos da região, forma belos saltos, corredeiras e cachoeiras que encantam os olhos. Alguns pontos turísticos da cidade merece destaque:

Salto Maciel: Cachoeira formada pelo Rio Sepotuba com seqüência de corredeiras entre rochas. Está localizado na Fazenda Tapirapuã. Para chegar até o local vá pela MT 358, e entre na MT 170, estrada da calcário Tangará e após a Assentamento Antônio Conselheiro, à direita siga por mais 3.200, já dentro da Propriedade. Fica a 40 minutos da cidade (FIGURA 1).
Figura 1 - Cachoeira Salto Maciel
Fonte: Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Cachoeira Salto das Nuvens: formada pelo Rio Sepotuba, com praia logo após a queda localizada na Fazenda Cachoeira. O acesso é pela MT 358, sentido Tangará/Campo Novo, após a entrada para a Calcário Tangará, seguindo 2 Km chega ao portal de entrada todo em madeira rústica. Está localizada em uma área rural de 160 alqueires e estrutura de 1.200 m² que abriga estacionamento, telefone público, lanchonete, loja, banheiros, churrasqueira, estacionamento para ônibus, restaurante, atendimento a grupos, chalé (FIGURA 2).
Figura 2 - Cachoeira Salto das Nuvens
Fonte: Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Sumário de subpáginas