Untitled Document

Estágio Supervisionado em Geografia lI.........................180 h/a

Ementa

Orientação dirigida do conhecimento da metodologia do ensino de Geografia.
Investigação na escola e no campo (observação de aulas, entrevistas e análise documental).
Produção de relatório de campo.
Elaboração de projetos prático-pedagógicos em Geografia.
Análise, elaboração, organização e utilização de recursos didáticos empregados nas práticas do ensino fundamental.
O exercício da prática docente em escolas de ensino fundamental.
Vivências de escolas campo de estágio e outras instituições de educação não-formal.

Bibliografia

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Atlas. 1994.
BOGDAN, R, BIKLLN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma Introdução teoria e aos métodos. Porto Alegre: Porto Editora, 1994.
CARLOS, A.F.A. A Geografia na sala de aula. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2003.
CAVALCANTI, L.S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
FAZENDA, I.C.A. Práticas Interdisciplinares na Escola. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
DEMO, P. Metodologia Cientifica em Ciências Sociais. 3ª. ed. São Paulo: Atlas 1995.
LIBAULT, A. Os quatro níveis da pesquisa geográfica. Métodos em Questão. São Paulo: IGEO/USP. 1, 1971.
LUDKE, M; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagem qualitativa. 20 cd. São Paulo: E. P. U. Ltda.. 1998.
PENTEADO, H. D. Metodologia do Ensino da História e Geografia no 1º Grau. Cortei. SP. Coleção Magistério, 1992.
TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1995.












Departamento de Geografia
Campus Universtário "Jane Vanini"
Universidade do Estado de Mato Grosso- Unemat
Av. São João, s/n. Bairro Cavalhada. CEP 78200-000 Cáceres/MT- Brasil
Telefone: (65) 3221-0515
E-mail: geografia@caceres.unemat.br