Untitled Document

Ensino e Produção do Conhecimento Geográfico......................60 h/a

Ementa

A evolução do ensino da geografia e suas perspectivas para a atualidade.
Livros didáticos e paradidáticos, enquanto recursos para o ensino da geografia.
A formação do professor de Geografia.
A geografia e sua inter-relação com as demais disciplinas.

Bibliografia:

ARROYO, M. Os desafios da Formação de Professores Para a Educação Básica no 3º milênio. Conferência Estadual: Desafios para professor do terceiro milênio, 9a 11 de setembro, Cuiabá/MT, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Secretária de Educação Fundamental (SEF), 1997.
CASTROGIOVANNI, A. C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões.  Porto Alegre: AGB, 1998. 1885p.
CAVALCANTI, L, de S. Geografia, Escola e Construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus Editora, 1998. 185p.
DEMO, P. Educação pela Pesquisa, 3º ed. São Paulo: Autores Associados, 1998. 129p.
_______. Desafios Modernos da Educação, Petrópolis – RJ: Vozes LTDA, 1993. 272p.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade – Um Projeto em Parceria. 3º ed. São Paulo: Loyola, 1995. 119p.
_______________. Práticas Interdisciplinaridades na Escola, 4º ed. São Paulo: Editora Cortez, 1997. 158p
MORAES, A C. R. Geografia: Pequena história crítica, 12ª ed. São Paulo: Hucitec, 1993. 138p.
VEIGA-NETT0, A J. Interdisciplinaridade: uma moda que está de volta? Porto Alegre: SMED, 1994.














Departamento de Geografia
Campus Universtário "Jane Vanini"
Universidade do Estado de Mato Grosso- Unemat
Av. São João, s/n. Bairro Cavalhada. CEP 78200-000 Cáceres/MT- Brasil
Telefone: (65) 3221-0515
E-mail: geografia@caceres.unemat.br