O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
A origem do curso de Geografia data de 30 de maio de 1984, através do Decreto Federal nº 89.719, que autorizou o funcionamento do curso de licenciatura curta em Estudos Sociais, dentre outros, ministrados pelo Instituto Superior de Cáceres – IESC, que viria a ser em 1993, através da Lei Complementar nº 30, a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
Na UNEMAT, com a extinção do curso de Estudos Sociais (licenciatura curta) no primeiro semestre de 1990, foi implantado o curso de Licenciatura Plena em Geografia, obtendo a autorização de funcionamento em 1992 (Decreto de 24 de agosto de 1992). E a partir de então o curso vem passando por renovação do seu reconhecimento por meio de visita da comissão verificadora designada pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso.
Inicialmente o curso foi autorizado a ofertar 30 vagas, no período noturno, em regime semestral, com matrículas por bloco de disciplinas e duas entradas anuais. O primeiro concurso vestibular ocorreu em 1990/2. A partir de 2001/2 foi aumentado o número de vagas iniciais, de 30 para 40 vagas semestrais.
O Curso de Licenciatura Plena em Geografia tem por objetivo formar professores para desenvolver atividades de ensino e pesquisa junto a escolas de ensino fundamental e médio, formando profissionais dotados de um conhecimento técnico-científico sólido sobre a ciência geográfica, capazes de pensar e implementar um projeto pedagógico comprometido com a (re)construção do conhecimento e consolidação de ordem política, econômica, social e cultural.
Campo de atuação: Magistério do ensino fundamental e médio.
Habilitação: Licenciado em Geografia.
Período: Noturno, com aulas e trabalhos de campo aos sábados.
Regime: Semestral.
Duração do curso: No mínimo 08 (oito) e no máximo 14 (catorze) semestres.