©2009-Eugenio Carlos Stieler-Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Como Elaborar Artigos para Publicação?

O QUE É UM ARTIGO? (
Versão PDF) (Modelo para Word)

Artigo, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (1994, p.1), é um “texto com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

SUA IMPORTÂNCIA.

Para Herschman (1970), a importância do periódico no sistema de comunicação na ciência deve-se a três funções básicas: a) função memória; b) função de disseminação; c) função social. A função memória lhe é conferida quando representa o instrumento de registro oficial e público da ciência; a função de disseminação quando se constitui em instrumento de difusão de informações; e a função social quando confere prestígio e recompensa aos autores, membros de comitês editoriais (referees) e editores.

Para escrever artigos e submetê-los à apreciação de comitês editorais de periódicos (revistas), você precisa conhecer as normas de editoração de cada periódico/revista.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (1994, p.1) por meio da NBR 6022 (NB61) – Apresentação de Artigos de Periódicos – “fixa as condições exigíveis para a apresentação dos elementos que constituem o artigo”. Para facilitar sua vida acadêmica nesta hora, seguir as recomendações da ABNT é um bom começo, isto porque os periódicos/revistas seguem em linhas gerais essas orientações.

TIPOS DE ARTIGOS

A ABNT reconhece dois tipos de artigos:

Artigo original: quando apresenta temas ou abordagens próprias. Geralmente relata resultados de pesquisa e é chamado em alguns periódicos de artigo científico.

Artigo de revisão: quando resume, analisa e discute informações já publicadas. Geralmente é resultado de pesquisa bibliográfica.

QUAL A ESTRUTURA RECOMENDADA PARA OS ARTIGOS?

Elementos pré-textuais

Título: o artigo dever ter um título que expresse seu conteúdo.
Autoria: o artigo deve indicar o(s) nome(s) do(s) autor(es) acompanhado de suas qualificações na área de conhecimento do artigo.

Resumo: parágrafo que sintetiza os objetivos do autor ao escrever o texto, a metodologia e as conclusões alcançadas. Para elaborar o resumo, veja a NBR 6028(NB88) da ABNT.

Palavras-chave: termos escolhidos para indicar o conteúdo do artigo. Pode ser usado vocabulário livre ou controlado.

Elementos textuais

Texto: composto basicamente de três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Se for divido em Seções, deverá seguir o Sistema de Numeração Progressiva (NBR 6024(NB69) da ABNT).
A Introdução expõe o objetivo do autor, a finalidade do artigo e a metodologia usada na sua elaboração.

O Desenvolvimento mostra os tópicos abordados para atingir o objetivo proposto. Nos artigos originais, quando relatam resultados de pesquisa, o desenvolvimento mostra a análise e a discussão dos resultados.

A Conclusão sintetiza os resultados obtidos e destaca a reflexão conclusiva do autor.

São considerados elementos de apoio ao texto notas, citações, quadros, fórmulas e ilustrações. As citações devem ser apresentadas de acordo com a NBR10520:2001 da ABNT.

Referências: lista de documentos citados nos artigos de acordo com a NBR 6023:2000 da ABNT.

Elementos pós-textuais

Apêndice: documento que complementa o artigo.

Anexo: documento que serve de ilustração, comprovação ou fundamentação.

Tradução do Resumo: apresentação do resumo, precedido do título, em língua diferente daquela na qual foi escrito o artigo.

Nota Editorial: currículo do autor, endereço para contato, agradecimentos e data de entrega dos originais.

Observação:

É necessário que o artigo agregue valor à área de estudo, apresente uma aplicação ou idéias novas. As frases devem ser curtas e fáceis de serem compreendidas.

UNIVESIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO